image          

Países fundadores do Mercosul não reconhecem decisão da Constituinte venezuelana

Crédito/fonte: Maiana Diniz / Agência Brasil de Notícias - Data: 19 de agosto de 2017


image

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta sexta-feira (18) uma nota em que diz que os países fundadores do Mercosul – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina – condenam e não reconhecem a decisão da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela de “usurpar” as atribuições do parlamento venezuelano.

"Os países fundadores do Mercosul não reconhecem essa medida ou qualquer outra adotada pela Assembleia Constituinte, cuja convocação foi feita ao arrepio da ordem constitucional venezuelana”, diz o comunicado.

A nota destaca que a Assembleia Nacional da Venezuela (Parlamento) foi eleita democraticamente pela maioria dos venezuelanos e “é a única e exclusiva titular” do Poder Legislativo no país.

Composta por aliados do presidente Nicolás Maduro, a Assembleia Nacional Constituinte decidiu hoje, por unanimidade, que vai assumir competências do Parlamento da Venezuela, controlado pela oposição. A decisão foi anunciada após o conselho da Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados) não comparecer a uma reunião convocada pela ANC para esta sexta.

“Com essa medida, restringe-se ainda mais o espaço para o convívio institucional na Venezuela e agudizam-se os conflitos, em sentido oposto ao necessário restabelecimento da democracia.”, avalia o comunicado do Itamaraty.

A oposição venezuelana critica a Constituinte e a acusa de ser um instrumento do governo de Maduro para consolidar uma ditadura no país.

O Parlamento da Venezuela, de ampla maioria opositora, rejeitou nesta sexta (18) a sua "dissolução" ordenada pela plenipotenciária Assembleia Nacional Constituinte (ANC), integrada unicamente por chavistas, e convocou os deputados e o povo para uma sessão neste sábado.





Estado Islâmico assume autoria do atentado em Barcelona

Crédito/fonte: Da Agência EFE / Agência Brasil de Notícias - Data: 18 de agosto de 2017


image

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado terrorista ocorrido nesta quinta-feira (17) em Barcelona, na Espanha, que causou a morte de 13 pessoas e deixou mais de 80 feridos, informou a agência de notícias Amaq, ligada aos extremistas. A informação é da EFE.

Em um breve comunicado, cuja autenticidade não pôde ser verificada, o EI disse pela rede de serviços de mensagens Telegram que "uma fonte de segurança afirmou à Amaq que os autores do ataque de Barcelona são soldados do Estado Islâmico".

O EI afirmou que a ação terrorista aconteceu "em resposta aos chamados do grupo para atacar os países da coalizão", em referência à aliança internacional liderada pelos Estados Unidos que atua contra jihadistas no Iraque e na Síria.

Até o momento, foi preso um suspeito de participar do ataque, identificado como Driss Oukabir, que em 2012 passou um mês na penitenciária de Figueras, na província de Girona, na Espanha, em regime preventivo. Ele tinha sido acusado de abuso sexual, disseram à Agência Efe fontes da investigação.

Oukabir, de origem norte-africana, tinha residência permanente na Espanha, o que significa que vivia há pelo menos cinco anos no país, segundo fontes da polícia.

Polícia mata quatro supostos terroristas em tiroteio na Catalunha

A polícia do governo regional da Catalunha matou na noite desta quinta-feira (17) pelo menos quatro supostos terroristas no município de Cambrils, na província de Tarragona, na Espanha, durante uma operação relacionada com um possível atentado após o ataque ocorrido em Barcelona. As informações são da Agência EFE.

As autoridades catalãs informaram que os quatro supostos membros da célula terrorista teriam usado um veículo para atropelar várias pessoas no centro de Cambrils, que ficaram feridas. Após o atentado, os policiais interceptaram os terroristas e mataram quatro deles a tiros, enquanto um quinto criminoso ficou gravemente ferido. Segundo fontes policiais, os terroristas levavam coletes de explosivos presos ao corpo.

Novo ataque

O incidente aconteceu horas depois que outro ataque matou 13 pessoas e deixou quase 100 feridos após usar uma van para atropelar os pedestres que passeavam por Las Ramblas, o calçadão turístico de Barcelona.

As autoridades catalãs agora investigam a possível relação entre o atentado de Barcelona e o cometido pelos terroristas abatidos em Cambrils.

Por meio das redes sociais, os policiais pediram aos moradores de Cambrils que não saiam às ruas e não se coloquem em perigo.





Fãs fazem vigília e lembram 40 anos da morte de Elvis Presley

Crédito/fonte: Gislene Nogueira / Agência Brasil de Notícias - Data: 17 de agosto de 2017


image

Décadas depois, o mito de Elvis Aaron Presley ainda se recusa a desaparecer. Milhares de pessoas se reúnem nesta semana em Memphis, onde o rei do rock se tornou uma lenda, para lembrar o ídolo, cuja morte completa 40 anos hoje (16). A cidade, na qual Elvis construiu a mansão de Graceland, comemora todos os anos a "Semana Elvis", uma enorme festa que reúne os admiradores do músico próximo ao dia 16 de agosto.

Os visitantes, muitos deles caracterizados com o topete e as extravagantes roupas de Elvis, aproveitam uma programação preparada especialmente para os fãs, que inclui shows, leilões de objetos do artista e o concurso de imitadores. O ponto alto é a vigília na qual os fãs se reúnem para passar a noite, entre velas e lembranças, até o nascer do sol em 16 de agosto.

O menino carismático e talentoso que dançava de um jeito inusitado para os anos 1950 era de uma família pobre de Tupelo, no Mississipi. Elvis Presley morreu aos 42 anos de arritmia cardíaca, agravada pelo consumo excessivo de remédios. Separado, solitário, obeso, sofria de uma compulsão por comida no fim da vida.

Quatro décadas depois da morte de Elvis Presley, o rei do rock n’roll ainda sustenta o recorde de artista solo com mais discos vendidos no mundo, com a marca de mais de 1 bilhão de cópias. Foi indicado 14 vezes ao prêmio mais importante da música, o Grammy. Além de cantar, Elvis também construiu uma carreira próspera em Hollywood e estrelou 33 filmes.

Sanduíche do rei.

Os fãs de Elvis Presley ainda encontram o sanduíche preferido do rei do rock n’roll em um restaurante nos arredores de Denver, no Colorado. O lendário Fool's Gold Loaf, conhecido no Brasil como sanduíche do Elvis, leva manteiga de amendoim, bacon e geleia. O prato vem acompanhado com batatas fritas e é vendido a US$ 7, cerca de R$ 22.

Elvis experimentou o prato pela primeira vez quando fez um show em Denver e visitou um restaurante chamado Colorado Mine Company, hoje fechado. O cozinheiro do antigo lugar, Nick Andurlakis, abriu o Nick Café, que tem fotos e lembranças de Elvis Presley em todas as paredes e o sanduíche no cardápio.

“É um sanduíche muito simples para um homem muito simples. Elvis era muito simples, realmente era”, conta Andurlakis que acredita já ter preparado mais de 7,5 milhõesde unidades.

Elvis gostou tanto que, em fevereiro de 1976, pegou o avião particular e voou até o Colorado para festejar os 8 anos da filha Lisa com o sanduíche. Nick lembra que entregou pessoalmente a encomenda no aeroporto.

O rei do rock era apaixonado por comida. No livro “The Life and Cuisine of Elvis Presley” (A Vida e a Cozinha de Elvis), o autor David Adler revela as aventuras gastronômicas do astro e relata que Elvis achava o sanduíche do Colorado o melhor que tinha comido.

Um frequentador assíduo do Nick Café é Robert Cantwell, um ex-policial que fez diversas vezes a segurança de Elvis. Ele acabou se tornando amigo do cantor e publicou o livro “The Elvis Presley I Knew” (O Elvis Presley que Eu Conheci, em tradução livre) com as memórias de sete anos de convivência.

Cantwell é um dos amigos a quem o generoso cantor e ator presenteou com um Cadillac. Quando Elvis morreu, Cantwell foi até Memphis para o velório. “Eu encostei nele e peguei nas mãos de Elvis. Ele estava frio como gelo. Eu então me convenci de que ele estava realmente morto”, descreve Cantwell.

* com informações da Agência EFE.





Neymar é anunciado na ONU, em Genebra, como embaixador da Boa Vontade

Crédito/fonte: Da ONU News / Agência Brasil de Notícias - Data: 16 de agosto de 2017


image

O jogador de futebol do Paris Saint Germain, Neymar Jr., foi anunciado nesta terça-feira (15) como embaixador da Boa Vontade da organização não-governamental Handicap International. O anúncio foi feito na sede das Nações Unidas em Genebra, com a participação do diretor-geral da ONU, Michael Moller, e do diretor da Handicap, Manuel Patrouillard. A informação é da ONU News.

A Handicap International é uma ONG global que trabalha em prol de pessoas com deficiência e populações vulneráveis em situações de pobreza e exclusão e vítimas de conflito e desastres em vários países do mundo.

No evento, Neymar disse ser "uma felicidade muito grande" participar da iniciativa. "Claro que a forma prática [ainda] vai ser conversada, mas eu estou não só disposto a dar minha imagem, que eu sei do que é capaz, e ajudar. A forma prática a gente vai começar a colocar, [pois] o que for preciso pra fazer pra ajudar é sempre bem-vindo."

“Não tem preço”

O craque do PSG falou ainda sobre uma instituição que mantêm no Brasil, o Instituto Neymar Jr. (INJR), um complexo educacional e esportivo localizado no Jardim Glória, na cidade de Praia Grande (SP), onde Neymar e sua família moraram por muitos anos. O INJR atende crianças com idades de sete a 14 anos e tem como missão contribuir para o desenvolvimento socioeducativo da comunidade local, utilizando práticas educacionais, esportivas, culturais e de saúde.

"[O instituto] funciona num bairro onde eu vivi por muito tempo e hoje atende mais de 2,5 mil crianças. São quase 10 mil pessoas no total que a gente alcança, juntando a família. É uma das coisas mais importantes na minha vida. Eu sempre falo que o maior gol que eu já fiz na vida foi criar o instituto. É uma felicidade muito grande para a minha família. Sempre que vou ao Brasil e ao instituto, o que me contagia, o que me deixa feliz é chegar ali e olhar pra cara da criança e ver o sorriso que ela te passa. Eu acho que isso não tem preço."

Nova missão

Agora, além do INJR, Neymar assume uma nova missão como embaixador da Boa Vontade da Handicap International Federation, que tem sede em Lyon, França, e possui oito associações nacionais nos EUA, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Luxemburgo, Suíça e Reino Unido, que levantam fundos para apoiar programas em 57 países.





Macri sai vitorioso de primárias legislativas na Argentina

Crédito/fonte: Da Agência Ansa / Agência Brasil de Notícias - Data: 15 de agosto de 2017


image

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, saiu vitorioso após os resultados das primárias legislativas terem sido anunciados na noite deste domingo (13). Os candidatos da coalizão "Cambiemos" tiveram um excelente resultado e mostraram que são a principal força política do país. A informação é da agência ANSA.

Além das primárias serem uma espécie de "pesquisa" para as próximas eleições legislativas do dia 22 de outubro na Argentina, o domingo eleitoral representou uma passagem política considerada chave, não apenas para o "macrismo" como também para o chamado "peronismo", que se esfacelou durante o governo da ex-presidente Cristina Kirchner.

A ex-líder do país luta para ser eleita senadora por Buenos Aires, a maior província, e com 95,68% dos votos já analisados, ela e o representante do Cambiemos, o ex-ministro da Educação Esteban Bullrich, estão fazendo uma disputa voto a voto. Até agora, o ex-ministro tem 34,19% dos votos contra 34,11% de Kirchner.

Mas, deixando Buenos Aires fora do contexto, o "macrismo" pode cantar vitória em nível nacional, incluindo nas importantes províncias de Córdoba, Mendoza e Santa Fé, redutos históricos do peronismo.

O êxito nas primárias apontam que a maioria dos argentinos apoia as políticas pró-mercado promovidas nos cerca de dois anos de governo Macri. Um resultado que mostra que, apesar da economia argentina ainda sofrer para crescer, os cidadãos estão apoiando seu presidente.





PUBLICIDADE CB NEWS

image

Previsão de Tempo CPTEC/INPE

Parceiros Correio Bragantino News

Click aqui !!!
Rádio Ajuruteua transmitindo sua programação musical com qualidade sonora de 96 kbps AAC+. Click no banner e acesse o site da emissora

Crônicas & Opiniões

image
image
image
image
image
image
Click nos links para ler as crônicas

Sites de Rádios e Serviços Regionais

- Emissoras de Rádios AM e FM e serviços de Som da cidade de Bragança-Pará