image          

Rei saudita discute com Pompeo relações bilaterais, diz agência

Crédito/fonte: Agencia EFE / Agência Brasil de Notícias - Data: 17 de outubro de 2018


image

O rei Salman bin Abdulaziz, da Arábia Saudita, conversou nesta terça-feira (16) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, sobre as relações entre os dois "países amigos", segundo a agência pública SPA, que não menciona eles abordaram o caso do jornalista saudita desaparecido Jamal Khashoggi.

"Durante o encontro, foram abordadas as relações históricas entre os dois países amigos, a situação atual na região e os esforços realizados para ela", informou a agência em breve nota divulgada posteriormente pelo Ministério das Comunicações saudita.

O texto não menciona Khashoggi, ex-gerente-geral do grupo de comunicação Al Arab Media Group e colunista do jornal americano The Washington Post, que desapareceu há duas semanas após entrar no consulado saudita em Istambul para buscar documentos e nunca mais sair.

As investigações na Turquia mostram que Khashoggi, exilado desde 2017, pode ter sido assassinado no consulado saudita, mas possibilidade é rejeitada pelas autoridades do reino.

A agência informa que a reunião de Pompeo com o rei Salman também contou com o príncipe saudita e ministro de Interior, Abdulaziz bin Saud bin Nayef; o ministro das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, e Khaled bin Salman, irmão do príncipe herdeiro e embaixador saudita em Washington.

O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, não esteve na reunião, mas ainda deve se encontrar com o secretário de Estado americano.

A agência também divulgou imagens do encontro, nas quais é possível ver Pompeo conversando com os dirigentes sauditas. O presidente americano, Donald Trump, anunciou ontem a viagem de Pompeo a Riad para tratar do caso Khashoggi.

Embora Trump tenha se mostrado crítico em relação ao governo saudita pela falta de uma resposta convincente sobre o paradeiro do jornalista, ele ressaltou que, durante uma conversa com o monarca, ouviu que o rei não tinha conhecimento sobre o assunto.

O desaparecimento do jornalista elevou a pressão internacional sobre a Arábia Saudita, que por enquanto só recebeu o apoio de outros países árabes como Egito, Jordânia e Sudão.





Chanceler brasileiro reitera importância de negociações UE-Mercosul

Crédito/fonte: Agencia Brasil / Agência de Notícias - Data: 16 de outubro de 2018


image

Após reunião com os chanceleres de países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), em Montevidéu, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, tranquilizou nesta segunda-feira (15) a imprensa uruguaia, informando que as negociações entre o bloco e a União Europeia são de interesse do Brasil, independentemente do próximo presidente da República.

“Corresponde a interesses objetivos da economia e da sociedade brasileiram no sentido de nos tornarmos mais competitivos, mais integrados ao mundo. Não houve polêmicas em torno do tema Mercosul e União Europeia. Não foi algo conflitivo ao longo de uma campanha eleitoral”, disse o ministro.

Aloysio Nunes foi questionado por repórteres sobre a possibilidade de o futuro governo brasileiro mudar as orientações das negociações.

Desde 2000, a União Europeia e o Mercosul negociam um acordo de associação, mas há divergência em pontos referentes à indústria automobilística e ao acesso aos mercados de produtos como a carne bovina, o açúcar e os produtos lácteos.

O assunto foi o principal tema da reunião desta segunda-feira em Montevidéu. Sem dar detalhes sobre as negociações, o presidente pro tempore (temportário) do Mercosul, o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, afirmou que as conversas avançam.

“É uma oportunidade muito boa para o Mercosul, mas também para a União Europeia. É uma oportunidade de multilateralismo”,afirmou Novoa. O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, acrescentou que as negociações integram “um longo e intenso processo”.





Tempestade Leslie deixa 27 feridos na passagem por Portugal

Crédito/fonte: Agencia EFE / Agência Brasil de Notícias - Data: 15 de outubro de 2018


image

Na passagem da tempestade Leslie por Portugal nesta madrugada, 27 pessoas ficaram levemente feridas, 325 mil estão sem fornecimento de energia elétrica e 61, desalojadas.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), os feridos foram levados para hospitais, mas já puderam retornar para suas casas. Três pessoas receberam assistência local.

A Proteção Civil registrou 1,9 mil incidentes durante a noite do sábado e na madrugada deste domingo, a maior parte (perto de 1,2 mil) por causa de quedas de árvores, às quais se somaram inundações e desabamento de estruturas.

Um total de 61 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas devido a danos ou quedas de árvores, embora a maioria já tenha retornado.

Também aconteceram alguns acidentes de trânsito e danos em "vários carros" que estavam estacionados na via pública, assim como fechamentos de estradas, que já foram reabertas.

As interrupções no fornecimento de energia afetaram sobretudo os distritos de Coimbra e Leiria, no centro do país, onde ainda não foi totalmente restabelecida pelas equipes da EDP, a companhia encarregada do fornecimento.

"Os maiores perigos já passaram, estamos no momento em que a curva de incidentes está em fase descendente", explicou à imprensa o comandante distrital da Proteção Civil, Luís Belo Costa.

Mesmo assim, o órgão mantém os alertas especiais por precaução e os avisos à população para que evite as áreas com árvores ou fechadas pelas autoridades.

Cerca de 1,2 mil homens da Proteção Civil continuam atendendo as ocorrências produzidas durante a noite e o monitoramento da situação meteorológica também permanece.





PUBLICIDADE CB NEWS

image

Previsão de Tempo CPTEC/INPE

Parceiros Correio Bragantino News

Click aqui !!!
Rádio Ajuruteua transmitindo sua programação musical com qualidade sonora de 96 kbps AAC+. Click no banner e acesse o site da emissora

Crônicas & Opiniões

image
image
image
image
image
image
Click nos links para ler as crônicas

Sites de Rádios e Serviços Regionais

- Emissoras de Rádios AM e FM e serviços de Som da cidade de Bragança-Pará