image          



Festa de São Benedito e a tradicional marujada de Bragança-PA em dezembro de 2017

image

Marujas de Bragança | Festa de São Benedito em Bragança do Pará - Dezembro de 2017
imagem

As tradições são mantidas pela comunidade, que preserva as histórias contadas de geração a geração. Tudo enfeitado com muitas cores e animado pelas cantorias.

Bragança celebra, em dezembro, a festa de São Benedito: tradição trazida pelos escravos

Com forte história cultural e religiosa, Bragança mantém viva a tradição iniciada pelos escravos em 1798, com a festa de São Benedito, santo de origem etíope cuja igreja foi inaugurada por volta de 1750. Nela se destaca a marujada, folguedo constituído majoritariamente por mulheres, que saem pela cidade em homenagem ao santo, no mês de dezembro. Geralmente usam blusa branca, faixa de fita vermelha e uma rosa de tecido, saia rodada comprida vermelha, azul ou branca e chapéu enfeitado com fitas e plumas.

Marujada de Bragança - Mazurca



Tipos de danças da Marujada em Bragança do Pará

Durante a celebração, sete tipos de dança são executadas. Além do xote bragantino, onde a rabeca acompanha a sanfona, a zabumba e o triângulo, também se dança a roda, o retumbão, o chorado, a mazurca, a valsa e o bagre. Também fazem parte dos festejos a cavalhada, o leilão e a procissão. Os cavaleiros disputam argolas vermelhas e azuis na cavalhada. Vence quem obtiver o maior número de argolas.(Roberto Castro/MTur)

imagem

O folguedo é formado principalmente por mulheres. Além do xote, os fiéis dançam a roda, o retubão, o chorado, a mazurca, a valsa e o bagre.

O comando da organização da festa fica por conta da capitoa, o cargo mais alto na hierarquia da marujada. A capitoa, que exerce o cargo até a morte, escolhe outra integrante para ser a subcapitoa, que a substitui em casos de morte e renúncia. Os preparativos começam em maio, quando uma comitiva sai pela região arrecadando doações para a realização da festa. As comemorações começam em 18 de dezembro e vão até 26 do mesmo mês.



Fotografias de Lucio Coutinho | ( Bragança - Pará - Brasil ) - Contato: (91) 98178.5045

Lúcio Coutinho mostra aqui um pouco do seu trabalho como fotógrafo profissional. Contrate-o para seu evento (casamentos, aniversários, político, religioso etc...)



image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

Fonte: Correio Braziliense - Pedro Henrique Gomes





PUBLICIDADE CB NEWS

image

Previsão de Tempo CPTEC/INPE


Parceiros Correio Bragantino News

Click aqui !!!
Rádio Ajuruteua transmitindo sua programação musical com qualidade sonora de 96 kbps AAC+. Click no banner e acesse o site da emissora

Crônicas & Opiniões

image
image
image
image
image
image
Click nos links para ler as crônicas

Sites de Rádios e Serviços Regionais

- Emissoras de Rádios AM e FM e serviços de Som da cidade de Bragança-Pará