Correio Bragantino News - Jornal On line da cidade de Bragança - Pará

image          

Cerca de 2 mil novos PMs prontos para atuar no estado a partir desta segunda-feira

Crédito/fonte: Por Sérgio Chêne / Agência Pará de Notícias - Data: 09 de julho de 2018


image

A população paraense recebe a partir desta segunda-feira (9), 1.951 novos soldados da Polícia Militar, que serão empregados nos batalhões de diversos municípios do estado. A formatura de conclusão do Curso de Formação de Praças (CFP) ocorre em Belém, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Tucuruí, Redenção, Conceição do Araguaia, Paragominas, Bragança, Capanema, Altamira, Abaetetuba, Itaituba, Soure e Breves – pólos de formação dos novos policiais.

Programação - Em Belém, Santa Izabel, Castanhal, Barcarena, Capanema, Bragança e Tucuruí a solenidade de formatura ocorre nesta segunda-feira (9). Já em Parauapebas, Marabá, Breves, Soure e Conceição do Araguaia será celebrada na quinta-feira, dia 12. E na sexta-feira, dia 13, é a vez de Santarém, Altamira, Paragominas e Itaituba, comemorarem a formatura dos novos praças. Com o reforço, o efetivo da Polícia Militar atingirá 16,5 mil militares em todo o Pará.

Reforço - Somente da Região Metropolitana de Belém (RMB) serão 498 policiais que irão reforçar os batalhões da capital e demais cidades da área metropolitana como Ananindeua, Marituba e Benevides. Saindo da RMB, a regional de Castanhal será contemplada com 133 militares que, além da própria Cidade-Modelo, atenderão o município de Santa Izabel, com 88 praças.

As regiões de Santarém e Marabá, respectivamente, serão atendidas com efetivos de 130 e 133 novos PMs, enquanto que Altamira com 99 e Conceição do Araguaia com 129 praças. No Marajó, o Comando de Policiamento Regional 12, com sede no município de Breves, receberá 87 soldados PMs, enquanto que a região de Soure, no Marajó Oriental, coberta pelo CPR 11, ganhará o reforço de 49 militares. A região do Caeté contará com 104 novos praças, sendo 77 para atender Capanema e 37 para Bragança. Próximas à capital, as cidades de Barcarena e Santa Izabel terão reforçadas seus efetivos, respectivamente, com 131 e 88 policiais militares, já no sudeste paraense Paragominas ganha um efetivo de 88 militares assim como Tucuruí, com 97, enquanto que Parauapebas, com o 23º Batalhão da PM, 86. Na área do CPR 10, o 15º BPM passa a contar com 89 soldados em reforço ao trabalho da PM no oeste do Pará.

Formação - Foram nove meses de formação com mais de 1.800 horas de instruções, dentre elas abordagem policial; ética, cidadania e direitos humanos; treinamento físico militar; 1ª Intervenção em Crises; defesa pessoal; armamento, munição e tiro; além de seis disciplinas voltadas para a área do direito. A disciplina estágio supervisionado representou 200 horas/aulas do curso e serviu para a vivência profissional dos então alunos na prática da atividade policial militar.

Até 2014, o curso era voltado apenas para a formação de soldados (CFSD), mas o objetivo agora é preparar esses novos policiais para a carreira de praças, que se estende até o quadro de subtenentes. A nova proposta traz uma grade curricular mais abrangente com o acréscimo de quatro disciplinas na malha: Deontologia Policial Militar, Policiamento em área de selva, Segurança Pública e Comunicação Social e Conduta Policial Defensiva.





Detran adota talonário eletrônico no registro de infrações

Crédito/fonte: Por Laís Menezes / Agência Pará de Notícias - Data: 03 de julho de 2018


image

Em fase experimental, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou a utilização do talonário eletrônico, um aparelho portátil que registra infração de trânsito e realiza consulta sobre veículos e condutores. A tecnologia está sendo testada no município de Salinópolis, no nordeste paraense, dentro da Operação Verão 2018, um trabalho integrado dos órgãos do Sistema de Segurança Pública.

“A utilização do talonário traz rapidez no atendimento ao público, tanto em uma abordagem de fiscalização comum, quanto na autuação, se houver. A agilidade no atendimento contribui também para que não haja grandes congestionamentos em função das abordagens”, informou o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa.

Apesar do baixo fluxo de veranistas no primeiro final de semana das férias escolares em Salinópolis, o Detran vem identificando condutas perigosas no trânsito por alguns motoristas. No último sábado (30), as ações realizadas ao longo do dia registraram três infrações por alcoolemia, crime de trânsito por dirigir sob influência de bebida, quando o índice de álcool no sangue é maior que 0,34 miligramas. Também com o licenciamento do veículo em atraso, o motorista foi conduzido para a delegacia e teve sua motocicleta removida, por estar sem placa e com chassi e número de motor adulterado. Foram realizadas cerca de 150 abordagens.

Aprimoramento - neste domingo (1º) houve 20 autuações por licenciamento em atraso. “Esse primeiro final de semana ainda está bem calmo, mas acreditamos que o número de veranistas irá aumentar a partir do segundo final de semana. Com esse fluxo mais baixo estamos aproveitando pra fazer uma análise geral em torno de questões mais técnicas, para aprimorar nosso trabalho e garantir a segurança em todos os finais de semana”, informou Ivan Feitosa.

De acordo com o diretor, em Salinópolis foi registrado o maior número de autuações e prisões provocadas por alcoolemia, por isso as operações de fiscalização nas praias e na PA-444, que dá acesso às praias do Atalaia e Farol Velho, serão intensificadas.

Também foram contabilizadas 20 autuações por licenciamento em atraso e um crime de trânsito por direção sob influência de álcool.





PUBLICIDADE CB NEWS

image

Previsão de Tempo CPTEC/INPE

Parceiros Correio Bragantino News

Click aqui !!!
Rádio Ajuruteua transmitindo sua programação musical com qualidade sonora de 96 kbps AAC+. Click no banner e acesse o site da emissora

Crônicas & Opiniões

image
image
image
image
image
image
Click nos links para ler as crônicas

Sites de Rádios e Serviços Regionais

- Emissoras de Rádios AM e FM e serviços de Som da cidade de Bragança-Pará