image          

Governo divulga resultado e classificação final do Concurso C-199 da Susipe

Crédito/fonte: Por Timoteo Lopes / Agência Pará de Notícias - Data: 14 de ezembro de 2018


image

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) homologou, nesta quinta-feira (13, o resultado final do Concurso Público C-199, para a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). A classificação final foi divulgada na edição do Diário Oficial do Estado e os candidatos também podem consultar no endereço eletrônico: www.aocp.com.br, da organizadora do certame, onde também estão disponíveis as respostas aos recursos interpostos.

A convocação dos aprovados será de acordo com a ordem de classificação e a necessidade da Susipe, dentro do número de vagas previstas no edital do concurso (500, no total). A Escola de Administração Penitenciária da Susipe será responsável pelo curso de formação para agentes prisionais.

O edital de convocação para a matrícula no curso de formação está em fase de elaboração e deve ser publicado até o final de dezembro. As matrículas estão previstas para a segunda quinzena de janeiro de 2019. O curso terá duração de três meses e os 500 agentes aprovados para a fase final receberão uma bolsa-mensal, correspondente ao valor do vencimento-base dos cargos de nível fundamental (no valor de um salário mínimo).

O curso de formação profissional para agente prisional ocorrerá no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), com carga horária mínima prevista de 400 horas, de caráter eliminatório e classificatório. Será considerado aprovado no concurso público, o candidato que atender aos requisitos de carga horária, frequência e nota mínima exigidos no Curso de Formação Profissional.

O certame ofertou 500 vagas para o cargo de agente prisional, distribuídas nas regiões Carajás, Xingu, Metropolitana, Baixo Amazonas e Guamá. Os detalhes estão na página 7 do DOE desta quinta-feira, 13 de dezembro de 2018.





Pesquisa confirma Pará como Estado menos endividado do Brasil

Crédito/fonte: Por Governo do Estado do Pará / Agência Pará de Notícias - Data: 13 de ezembro de 2018


image

Levantamento feito com base nas informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) revela que o Pará é o Estado com menor índice de endividamento do país, com 6%, quando o permitido em lei é de até 200%. Ainda de acordo com a STN, o Pará comprometeu com empréstimos apenas 6,4% da Receita Corrente Líquida (RCL) de 2017. Ou seja, o Estado tem larga capacidade de endividamento e está apto a buscar empréstimos e financiamentos em operações de crédito.

Mas no passado, essa capacidade já foi bem menor: em 2010, os empréstimos contratados pelo Estado representavam 30% da RCL. Esse percentual caiu gradativamente ao longo do período de oito anos, chegando em 2017 aos 6,4% que a STN registra no Boletim dos Estados Subnacionais.

Conforme esclarece o site especializado Nexo, o índice de endividamento é expresso por uma métrica: a razão entre DCL/RCL. Ela se refere ao quanto a dívida consolidada líquida (o total devido, deduzidos os créditos) do estado representa das receitas correntes líquidas do estado — que incluem todas as receitas estaduais exceto rendimentos de capital, transferências da União e de municípios e contribuições pagas pelos servidores para a previdência.

O Pará está desde o ano 2000 na faixa azul, mas nos últimos anos intensificou a posição e ocupa hoje o primeiro lugar com menor índice de envidamento. Ou seja, tem as contas equilibradas e alta capacidade para contrair novos empréstimos para investimentos.

O Estado alcançou a nota B, na avaliação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional. A média B revelada pelo Boletim de Finanças da STN aponta que o Pará se mantém com os indicadores econômico-financeiros em equilíbrio. Menor taxa de endividamento significa maior capacidade de assumir empréstimos bancários.

O indicador toma como base o efetivo controle fiscal mantido há pelo menos seis anos pelo Estado, que mantém o Pará fora do grupo atual de 16 Unidades da Federação (incluído o Distrito Federal) que estão na linha da insolvência e impossibilitados de realizar transações financeiras que envolvam empréstimos.





PUBLICIDADE CB NEWS

image

Previsão de Tempo CPTEC/INPE

;

Parceiros Correio Bragantino News

Click aqui !!!
Rádio Ajuruteua transmitindo sua programação musical com qualidade sonora de 96 kbps AAC+. Click no banner e acesse o site da emissora

Crônicas & Opiniões

image
image
image
image
image
image
Click nos links para ler as crônicas

Sites de Rádios e Serviços Regionais

- Emissoras de Rádios AM e FM e serviços de Som da cidade de Bragança-Pará