image          

Formatura de 474 policiais civis reforça a segurança pública do estado

Crédito/fonte: Por Syanne Neno / Agência Pará de Notícias - Data: 13 de dezembro de 2017


image

Na manhã deste domingo (10), o governador Simão Jatene participou, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, da formatura de 474 policiais civis. São investigadores, escrivães e papiloscopistas aprovados no Concurso da Polícia Civil, realizado no ano passado com a participação de mais de 27 mil inscritos, e que concluíram o curso de formação. Agora, a expectativa é pela nomeação, que deve acontecer até o final do ano. No início de 2018, os novos agentes serão empossados.

“A posse dessa turma vai representar um aumento de 20% no nosso atual efetivo. O estado está investindo bastante nos recursos humanos. Há dois meses, nós formamos 300 bombeiros, e 2.184 novos policiais militares entraram na academia”, disse o delegado geral Rilmar Firmino.

Foram quatro meses de curso com aulas teóricas e práticas. A coordenação foi da Academia da Polícia Civil (Acadepol), sediada no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, na Grande Belém. Do total de aprovados, são 289 investigadores, 166 escrivães e 19 papiloscopistas.

Para se classificar no concurso, os candidatos aos cargos de escrivão, investigador e papiloscopista tiveram de alcançar, no mínimo, a nota 6, dentro das disciplinas cursadas. Os candidatos classificados tiveram os nomes publicados na edição da última quinta-feira, 7, do Diário Oficial do Estado (DOE). Entre as disciplinas estiveram: investigação policial moderna; armamento, munição e tiro defensivo; operações policiais; relações interpessoais, defesa pessoal policial, relacionamento com a imprensa e mídias sociais, direitos humanos, entre outras.

“Essa é a realização de um sonho. Tivemos a felicidade de concluir um curso com instrutores voltados especificamente para assuntos da segurança pública. Fizemos uma jornada acadêmica com uma malha curricular completa, com teoria e prática. Missão cumprida!”, destacou a delegada Marlise Tourão, diretora da Acadepol.

O último concurso da Polícia Civil havia acontecido em 2014. “Essa é uma etapa fundamental para que a gente aumente o efetivo da Polícia Civil e, com isso, assegure mais condições de segurança. Desta forma, a segurança pública do Pará já começa o ano com novos policiais para combater a violência em nosso estado”, disse Alice Viana, secretária de Estado de Administração.

O secretário de segurança pública do Estado, Jeannot Jansen, também participou da cerimônia. Já o governador Simão Jatene desceu do palco e falou de perto com os formandos sobre a importância da missão de servidor público.

“Enquanto que em outros lugares, os estados não estão conseguindo sequer pagar os salários, nós estamos conseguindo admitir novos policiais. E com isso, abrindo oportunidades de trabalho para jovens dos mais diversos lugares do país. O que mostra que o Pará se coloca como uma janela de oportunidade e esperança para essa juventude”, ressaltou o governador.

Um desses jovens que veio de longe para começar a realizar o sonho de ser um policial civil é a goiana Dáfna Barros, 23 anos. “Decidi fazer esse concurso para prestar um serviço efetivamente útil às pessoas, e vi na Polícia Civil do Pará esse caminho, que passa a ser agora o meu objetivo de vida”, disse a futura escrivã.

O concurso público da Polícia Civil prossegue com os 152 delegados aprovados no concurso. Eles estão realizando o curso de formação, que tem duração de 85 dias. A conclusão será no final de fevereiro.





PUBLICIDADE CB NEWS

image

Previsão de Tempo CPTEC/INPE

Parceiros Correio Bragantino News

Click aqui !!!
Rádio Ajuruteua transmitindo sua programação musical com qualidade sonora de 96 kbps AAC+. Click no banner e acesse o site da emissora

Crônicas & Opiniões

image
image
image
image
image
image
Click nos links para ler as crônicas

Sites de Rádios e Serviços Regionais

- Emissoras de Rádios AM e FM e serviços de Som da cidade de Bragança-Pará